Palavras e ações que contribui para a vida

Toda violência é resultado das pessoas enganarem a si mesmas, acreditando que a dor delas deriva de outras pessoas e que, consequentemente, essas pessoas merecem ser punidas. Seis de outubro de 1934, é data de nascimento do autor desta frase: Marshall Rosenberg.
Estas e outras frases de Marshall Rosenberg vem ressignificando a minha caminhada de trabalho. Hoje, em seu aniversário, eu desejaria ter a oportunidade de sentar e conversar, com uma xícara de chá gelado ao lado deste estudioso.
Diante desta impossibilidade, como eu desejo levar este legado para todas as faixas etárias ! Eu percebo que Marshall Rosenberg nos deixou um presente ao invés de ofertarmos a ele.
Quando fui abordada por uma pessoa, tão especial, que desejava entender porque eu gostava de girafas, eu fui afoita explicar toda a minha história com a maternidade. No site da mãe girafa e no Youtube eu posso te contar com muitos detalhes. A Minha filha Marceli, me comparou a uma girafa e me apontou os caminhos da maternidade, enfim um alinda história de amor que revisitamos sempre. E ao entender que a girafa era o símbolo da Comunicação não violenta, eu fiquei chocada. Mergulhei em alegria e abri as janelas no meu coração. E logo eu disse: “ Eu não sabia e não estudei o suficiente “
Marshall utilizou a metáfora, com este belo animal , para demonstrar como as intenções, palavras e ações contribuem para a vida ou nos alienam dela, eu me apaixonei pela CNV. E eu tenho a girafa como um ícone, me senti mais próxima da CNV e embebedei de suas pesquisas e trabalhos. E aprendi que esta pessoa, a que me abordava no início, não estava me julgando e apenas sanando uma dúvida. Esta ocasião me possibilitou, depois de uma conversa, a inclusão em um grupo de estudos sobre o tema e me fez aprender, na prática, os princípios da CNV dentre eles: evitar os julgamentos e fazer os pedidos com clareza, sem cair na passividade e anulação dos seus propósitos.
Eu percebi que há mais de 50 anos, Marshall e sua equipe se debruçaram em busca da tão almejada paz e da construção de relações mais harmoniosas.
Eu sou sonhadora e me identifiquei absurdamente com a proposta, por isso hoje eu celebro o nascimento deste notável psicólogo e estudioso. Temos a girafa para nos nutrir e suas magníficas obras. Penso que é exatamente assim que a imortalidade se faz!